A luz dá felicidade

Finalmente mais energia e melhor humor apenas com um pouco mais de luz? É um facto: a luz atua diretamente no nosso cérebro através da retina dos olhos e, assim, imediatamente no equilíbrio hormonal. Se o nosso corpo receber pouca luz, segrega menos serotonina, a hormona da felicidade.

Um neurotransmissor fulcral para o nosso contentamento e boa disposição! O período mais escuro do ano também é responsável por uma maior produção de melatonina no nosso corpo. E esta pode atuar como um sonífero natural. Inúmeros estudos comprovam que uma boa iluminação aumenta o bem-estar e, assim, a capacidade de concentração.

A luz também desempenha uma função importante no que diz respeito à nossa disposição e produtividade.
Não admira que os médicos, psicólogos e arquitetos de interiores prescrevam mais luz. É importante que a luz na nossa casa ou local de trabalho esteja integrada de forma a que nos deixe mais ativos quando é necessária maior produtividade. A luz quente deixa-nos mais relaxados quando nos apetece desligar de tudo.

Perguntas e Respostas

  • É verdade que determinadas cores de luz provocam cansaço ou despertam?

    Pouca luz gera cansaço. O branco da luz diurna desperta.

    O espetro da luz diurna contém a gama azul com efeitos a nível biológico e a maioria das pessoas considera-o agradável. Estudos indicam que a luz enriquecida com azul deixam as pessoas especialmente mais ativas e até podem reduzir dores nos olhos e de cabeça.

    Um espetro de luz branca quente pode deixar-nos relaxados. Os LED da Schlüter estão disponíveis em diferentes cores de luz. Veja “Quantas cores estão disponíveis?”

Mostrar todas as questões